Convocatória

ESPECIFICAÇÕES GERAIS​


 

A IV edição do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil retoma o formato presencial do festival das duas primeiras edições. Abrimos, então, nossa convocatória esperando receber trabalhos das mais diversas naturezas e possibilidades cênicas, entendendo a amplitude de formatos possíveis extra-palco. Podem ser inscritos trabalhos artísticos nas modalidades “trabalho em processo” ou “obra finalizada”.

 

Assim como em 2021, esta convocatória terá alcance nacional, isto é, estamos abertos a receber trabalhos de todo o Brasil!

 

É possível a participação no festival com grupos e indivíduos vindos de distintas naturezas, como vinculadas a escolas regulares de ensino público e/ou privado, oficinas, pequenos cursos ou até provenientes de grupos e processos independentes de teatro jovem. O Festival Vamos que Venimos preza pela diversidade artística, pedagógica e sociocultural.

 

O VQV Brasil se constitui como uma construção coletiva. Para que assim seja, solicitamos que es participantes dos grupos selecionades se organizem para participar de todas as atividades do Festival, que ocorrerá entre os dias 02 e 06 de novembro de 2022, para maior integração entre todes e uma experiência  completa. É imprescindível a presença de ao menos um representante com idade igual ou maior de 18 anos. 


 

CONDIÇÕES PARA OS GRUPOS

 

1- Dos participantes:

Para participar da quarta edição do Festival Vamos que Venimos Brasil, es integrantes dos grupos devem ter entre 13 e 20 anos, sendo que, no momento da realização do festival, no mínimo 70% des integrantes devem cumprir com este requisito.

2- Localidade

O grupo deverá ser residente no território brasileiro.

3- Presença:

Tendo em consideração que o Vamos que Venimos Brasil irá ocorrer entre os dias 02 e 06 de novembro de 2022, os grupos devem estar cientes de que é fundamental a participação de parte ou de todo o grupo em todas as atividades do festival (oficinas, painéis e demais espetáculos).

É condição imprescindível de participação no Festival que todes es integrantes do grupo estejam presentes no Painel de Intercâmbio referente ao seu espetáculo, mesmo que este não ocorra no mesmo dia da apresentação da peça. Também, e diretore do grupo deverá comparecer ao Painel de Diretores. 

A organização se compromete a oferecer aos grupos selecionados transporte local e alimentação durante todos os dias do Festival. A hospedagem será oferecida a grupos/artistas na seguinte ordem: Dos grupos de maior distância para os grupos de menor distância de acordo com a disponibilidade de vagas. Porém, a responsabilidade de deslocamento entre o local de origem e a cidade sede do festival - Santo André - é totalmente do grupo e seus representantes.

 

O grupo deverá se comprometer a enviar 2 (dois) jovens para participar de ensaio e apresentação das Cerimônias de Abertura e Encerramento do VQV Brasil 2022.

4- Oficinas

É necessária a participação de, no mínimo, 75% des integrantes de cada grupo em ao menos 1 (uma) oficina oferecida pelo VQV Brasil. Cada jovem poderá optar pela oficina de seu interesse e disponibilidade.

 

5- Autorizações

Cada grupo deve estar acompanhado por, ao menos, um adulto (com idade maior e/ou igual a 18 anos) que deverá estar presente em todas as etapas de participação. É importante compreender que a responsabilidade dos menores de idade estará a cargo do adulto que acompanha o grupo e não da organização do festival.

Serão necessárias autorizações assinadas pelos responsáveis de cada participante menor de 18 anos para a participação no Festival, com a concessão dos direitos de exibição das imagens e sons de cada trabalho artístico nas diferentes plataformas gerenciadas pelo VQV Brasil. Este item será pedido apenas aos participantes selecionades, não sendo necessário no momento da inscrição.


 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO PARA OS TRABALHOS ARTÍSTICOS

 

As inscrições poderão ser realizadas para OBRAS FINALIZADAS ou também apresentações de TRABALHO EM PROCESSO (serão aceitas inscrições de trabalhos em qualquer estágio do processo criativo: desde, por exemplo, uma leitura da dramaturgia, passando por pequenas cenas, ou até um trabalho em estágio final de criação antes da estreia), assim buscamos acolher grupos nos mais diferentes estágios da criação e compartilhar experiências relevantes aos jovens, distanciados da ideia de que o produto final seria o momento criativo mais importante. Cientes da multiplicidade de possibilidades estéticas e híbridas dos trabalhos criativos, desejamos receber propostas cênicas dos mais variados formatos:  palco convencional e/ou equivalentes, espaço alternativo, rua e outros que podem ser propostos e serão avaliados pela comissão organizadora (sujeito às condições técnicas do Festival).

Não há restrições quanto ao gênero e temática e não é necessário que o trabalho artístico tenha sido estreado. A duração das obras finalizadas e a apresentação dos trabalhos em processo não poderá ser inferior a 15 minutos. 

Cada grupo será responsável pela organização do material a ser apresentado, pelo traslado dos integrantes e do cenário, assim como será responsável pela própria montagem, sempre com apoio da organização do Festival. O tempo de montagem e desmontagem será adaptado segundo as possibilidades da sala de espetáculo ou local de apresentação. O grupo deve levar em consideração que a realização poderá necessitar de adaptações de acordo com as condições técnicas disponibilizadas pelo Festival.​

 

SELEÇÃO

A Comissão Organizadora é responsável por selecionar os trabalhos que participarão do Festival, avaliando não somente o fazer artístico mas também entendendo o teatro como uma realização social. Nos preocupamos em observar as diferentes características que garantam que o Vamos que Venimos seja um espaço de intercâmbio entre adolescentes de distintas realidades socioculturais.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

O ato de inscrição do grupo implica sua plena concordância e autorização para que os realizadores do VQV Brasil 2022 utilizem nome, imagem e voz, de todos os integrantes em toda e qualquer atividade de divulgação e apresentação referentes ao Festival.

A Organização do presente festival não responde por nenhuma informação falsa ou incompleta prestada pelos grupos sobre a autoria dos textos e trilhas sonoras.

O Festival Vamos que Venimos não é de caráter competitivo e não oferece prêmios. A comissão organizadora poderá ou não identificar menções individuais ou coletivas, técnicas ou conceituais, na cerimônia de encerramento.

A inscrição no VQV Brasil 2022 implica aceitação e cumprimento desta convocatória.

Pontos não explicitados na convocatória serão analisados e julgados pela comissão organizadora do VQV Brasil 2022.

Não será analisada a inscrição que não atender ao disposto nesta convocatória.

Santo André, 16 de agosto de 2022.

Comissão Organizadora do Vamos que Venimos Brasil