top of page

VQV BRASIL - FESTIVAL DE TEATRO ADOLESCENTE

PRINCÍPIOS VQV BRASIL

Desde seu início o Vamos que Venimos se estruturou a partir de princípios que permanecem até hoje:

  • total gratuidade do evento para possibilitar o mais amplo acesso de todos os participantes e população local a todas as atividades;

  • a realização de um festival não competitivo em que se destaquem as potências de cada trabalho;

  • a multiplicidade de grupos de diferentes naturezas sociais, criativas e institucionais (bem como espaço para grupos adolescentes totalmente independentes);

  • a geração de um espaço público formativo sem fins lucrativos; estabelecer uma rede de grupos jovens em toda a América Latina;

  • parceria horizontal entre organizadores e grupos participantes;

  • um intercâmbio que possibilite a interação entre os jovens;

  • o exercício de escuta e a voz do pensamento jovem sobre todas as questões político-sociais atuais;

  • valorizar a população jovem e incentivar o acesso aos bens culturais locais;

  • propiciar o encontro entre pessoas de diferentes idades e procedências; gerar uma experiência de aprendizagem que possa se multiplicar no retorno a seus espaços criativos de origem. 

Textura_fundo_amarelo.png

Comissão Organizadora

A primeira edição brasileira surgiu em 2018 e foi viabilizada através da iniciativa de quatro artistas educadores e produtores independentes do ABC Paulista e São Paulo que estabeleceram parcerias institucionais e inseriram o Brasil, em especial a cidade de Santo André nesta rede, contribuindo assim  ao preenchimento de uma lacuna da formação artística e social do público jovem de identidade latino-americana.

 

Ao longo de suas edições, estabeleceu relação com instituições como a SESC, UFABC, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, entre outras. 

 

Para além da relação com os grupos de teatro jovem do estado de São Paulo e outras partes do país,  o VQV Brasil iniciou, em sua segunda edição, o projeto pedagógico “Produção Jovem”, para a formação de jovens produtores culturais por meio da prática no em diversas áreas da produção do Festival. 

AMANDA TAVARES DIAS

Mestre em Teatro e Artes Performáticas pela Universidad Nacional de las Artes - Buenos Aires, Argentina e formada em Artes Cênicas - Licenciatura pela Universidade de São Paulo. Possui formação em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Formada pelo Curso Sesc de Gestão Cultural. É pesquisadora do teatro e gestora cultural. Teve experiências como docente de teatro no âmbito informal e como professora de Artes no âmbito formal, atuando na Rede Pública Estadual e também particular de São Paulo. Dirigiu a obra teatral-performática “Desde Afuera” apresentada em Santiago, Chile em 2018. Integrou a equipe da 7a. edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo como produtora do Eixo Crítico e Pedagógico em 2020. É membro da comissão organizadora do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil. Após atuar por quase 2 anos como Coordenadora Regional de Cultura de CEUs (Centro Educacional Unificado - SME/SP) sob gestão do Instituto Baccarelli, atualmente é Gerente de Unidade do CEU Arthur Alvim / Abdias do Nascimento.

LÍGIA HELENA 

Mestranda em Mudança Social e Participação Política na linha Arte e Sociedade pela EACH-USP. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atriz pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Participou do Curso de Gestão Cultural do CPF/SESC. Fundou a Cia. Estrela D´Alva de Teatro, responsável, dentre seus projetos artísticos pela Escola Itinerante de Teatro. É supervisora de produção e orientadora do Núcleo de Iniciação Teatral da Escola Livre de Teatro. Como escritora publicou o livro "Pupa - contos fantásticos e outras narrativas sobre adolescências", em co-autoria com outras 3 escritoras. Trabalhou como educadora dos Programas Vocacional (São Paulo), Territórios de Cultura (Santo André), Cultuar (Mauá), Culturarte (Diadema).

PAULO GIRCYS

Formado em Artes Cênicas – Licenciatura, pela ECA/USP e Mestrando em Artes da Cena pela UNICAMP. Pesquisador nas áreas de Formação do Artista Teatral, Teatro Jovem, Teatros Eslavo e Lituano.
Ator, produtor e arte-educador da Cia. Estrela D’Alva de Teatro, e co-Fundador da “Escola Itinerante de Teatro”. Ministrou aulas e oficinas na Lituânia, Rússia, Argentina, Chile e Angola. Foi artista-orientador do Programa Vocacional e professor da área de Linguagens e suas Tecnologias do SENAC Santos. Atualmente é coordenador geral dos cursos de teatro do Colégio Singular no ABC, Coordenador da MITbr - Plataforma de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras, onde Integra a equipe da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo - MITsp desde a primeira edição; professor de arte da rede pública municipal de Santo André e membro da comissão organizadora do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil; além de realizar trabalhos variados como produtor independente.

THAÍS PÓVOA

Mestre em Pedagogia Teatral pela USP e atriz formada pela EAD - SP. Doutoranda em Artes Cênicas no Instituto de Artes da UNESP. Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural e Universidade de Girona. Suas experiências artísticas sempre estiveram ligadas ao teatro de grupo, circo-teatro e arte-educação. Fundou a Cia Lona de Retalhos, onde atuou por doze anos. Em 2019 funda o Vraaa!!! junto a outros artistas que integram diferentes linguagens em suas criações. Foi assistente do Curso de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria. Trabalhou como artista-educadora nos Programas Vocacional, Qualificação em Artes, Centro Livre de Artes Cênicas - São Bernardo do Campo, dentre outros. Atualmente integra o corpo docente da Escola Livre de Teatro (ELT) em Santo André.

bottom of page