O QUE É A REDE VAMOS QUE VENIMOS?
@vqvred
Vamos que Venimos é uma decisão política, educativa e cultural que une e se multiplica.
A Rede Internacional de Teatro Adolescente Vamos que Venimos surge na Argentina em 2009 sob iniciativa da atriz e arte-educadora Cecília Ruiz e de um grupo de alunos adolescentes. Uma política cultural que, ao longo dos anos, gerou um movimento onde se veem representadas propostas de jovens frente a contextos sociais das mais diversas comunidades. Em 2011 este festival se estendeu para uma versão nacional e em 2013 iniciou sua trajetória internacional com grupos de diversos países da América Latina.
Atualmente a Rede é formada pelas seguintes Sedes: VQV Mundial (Buenos Aires), Córdoba, Jujuy, Província de Buenos Aires, Santiago del Estero - na Argentina, Al Sur - Chile - em Temuco e Lautaro, Brasil - em Santo André - SP, Equador e Uruguai.
Em constante intercâmbio, decidimos olhar para a pandemia e refletir sobre como a juventude e sua criação artística podem enfrentar tudo isso. Nosso propósito é promover espaços de encontro e expressão para adolescentes. Enquanto os espaços não puderem ser físicos, seguiremos utilizando o que o teatro nos ensinou: adaptação, criatividade e resistência. As ações foram variadas, à distância, por diversos dispositivos, modalidades e plataformas. Todas gratuitas. Nos encontrarmos no teatro, mesmo que através de novos formatos, o que significa nos encontrarmos em um espaço que pode ser um e vários ao mesmo tempo, um espaço de jogo e criação onde tudo é possível.
Em agosto de 2020, fomentados pelo crescente uso dos meios digitais, a Rede VQV realizou seu primeiro de produção compartilhada: a Experiência VQV - Encontro Intersedes e em agosto de 2021 foi realizado o Seminário para educadores: O teatro adolescente como transformador social, diferentes estéticas e criação.

Foto: Sueli Almeida