• VQV Brasil

Oficinas 04/11 - Paranapiacaba

Updated: Nov 1

Dia 04 de novembro de 2022 - Paranapiacaba

Todas as oficinas serão das 09h00 às 12h00

 

OFICINA 01 - Poéticas do espaço: percepção, interação e narrativas (Parceria POIESIS)

Dia 04 de novembro de 2022 - Vila de Paranapiacaba

De 09h00 às 12h00


A oficina tem como objetivo estimular o público à práticas de criação cênicas integradas ao nosso tempo e meios de convívio. Serão trabalhados procedimentos de composição que sugerem o hibridismo de algumas linguagens como a arquitetura, a dança e a literatura, na construção de narrativas autorais e coletivas em ambientes fechados e abertos na vila de Paranapiacaba. Navegando nas geografias do corpo, do espaço e das matérias brutas e sutis ao redor, a oficina visa acessar sistemas dos estados básicos da percepção das presenças na relação com o espaço real e ficcional no campo das teatralidades fora da caixa.


Oficineira

Michele Navarro é uma artista paulista andreense que atua em campos ligados à educação, literatura, teatro e dança, há mais de 25 anos. Possui formação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas e em teatro pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Mistura palco, rua, sala de aula, quintal e escritório em coletivos pequenos, médios ou grandes com alguma frequência e persistência. É artista integrante de longa data da Cia Les Commediens Tropicales; atua no corpo docente da Escola Livre de Dança de Santo André e no Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo. Escreveu o livro de poesias “noite uma.a.uma” (2015) e foi co-autora nas publicações: “Les Commediens Tropicales 10 anos – arrancar a relva para que o verde permaneça” (2016), "Plano político pedagógico das escolas livres de Santo André" (2018), “Uma Casa no Parque: A Saga da Tartaruga”(2020), “PUPA: contos fantásticos e outras narrativas sobre adolescências” (2021), dentre outros.


Selecionades

Alice Chayane Alceno dos Santos

Ana Carolina Santos da Silva

Arielle Biatriz Padilha dos Santos

Beatrice Cavalcante da Paixão

Bruna Osti Gil

Carlos Miguel da Silva Barros

César Lettieri Ferreira

Charlie

Clara Rocha de Oliveira

Iris Póvoa Balaton

Isabela Giovanoni Morita

Julia de Castro Rocha

Lais Ohno Dutra

Letícia Minello Valencia

Lucas Fernandes da Cruz

Luiza Dias do Nascimento

Marina Cócoli Brito

Wenddy Mazikina Garcez dos Santos

Willyane Mirela Marques Xavier

Yasmim Rodrigues da Silva Santos



OFICINA 02 - Coro Teatral: a comunidade como protagonista (Parceria UFAL)

Dia 04 de novembro de 2022 - Vila de Paranapiacaba

De 09h00 às 12h00


Oficina de jogos teatrais que visa a atuação cênica do coro como representante e portador da fala da comunidade. Através da ludicidade, pretende-se trabalhar noções de espacialidade, do corpo coletivo como agente social e a arte do teatro como ação poética no ambiente público.


Oficineiro

Marcelo Gianini é corintiano, encenador-pedagogo, ator e arte-educador. Atua no Teatro de Grupo, em projetos de ação cultural ministrando cursos e oficinas de iniciação teatral, é professor no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integra a Coordenação Político Pedagógica da Escola Popular de Teatro de Alagoas.


Selecionades

Ana Laura Alvarez

Bianca Silva de Souza

Brenda Rodrigues de Souza

Caio Ferreira dos Santos

Felipe Castelani

Gabriel de Paulo Villaça

Nara luiza Emiliano

Sandra Cibely huayllas condori



OFICINA 03 - Dramaturgias Libertárias

Dia 04 de novembro de 2022 - Vila de Paranapiacaba

De 09h00 às 12h00


A partir de fotos icônicas de resistência e luta dos países da América Latina contra governos autoritários, experimentar a escrita de cenas curtas trabalhando a potência dessas imagens


Oficineira

Solange Dias - Mestre em Artes pela UNICAMP-SP. Diretora, atriz, dramaturga e educadora teatral. Integrante do Teatro da Conspiração de Santo André realizando diversos espetáculos como dramaturga e diretora. Também como dramaturga, destacamos a adaptação de “A Princesa e a Costureira” de Janaína Leslão, Indicação de Melhor Texto Adaptado FEMSA 2016 e Prêmio APCA 2016 para Melhor Espetáculo de Diversidade de Gênero para crianças; e “Os Livros de Jonas”, Indicação de Melhor Espetáculo de texto inédito juvenil. É dramaturga convidada das Cias. Do Miolo E Paulicea (Relampião) e do grupo Esparrama na Janela (Minhoca na Cabeça e Navegar). Foi Coordenadora Pedagógica da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) entre 2016 e 2017, e é Orientadora do Núcleo de Dramaturgia. Foi co-curadora do Evento “Dramaturgias” do SESC Ipiranga (2018). É educadora teatral de direção do Projeto Espetáculo Fábricas de Cultura.


Selecionades

Caio Ferreira dos Santos

Cecília Cathariny

Clara Marchiore de Carvalho

Isabela Cristina Silva

Isabela Giovanoni Morita

Isabelle Grupo Ambrosinas

Milenna Lima

Ralph Cayni Gabriely Silva dos Santos



OFICINA 04 - Entre Servos e Patrões - Introdução a Commedia Dell’Arte


Dia 04 de novembro de 2022 - Vila de Paranapiacaba

De 09h00 às 12h00


O objetivo desta oficina é conhecer de maneira prática um pouco da história desse movimento artístico tão importante para o teatro e que influenciou diretamente diversos outros movimentos. A aula será direcionada a estudantes de teatro que estejam iniciando suas pesquisas sobre máscaras e comédia e também para todos que desejam saber um pouco mais sobre o assunto. De maneira simples e direta um breve resumo sobre o surgimento da Commedia Dell’Arte, explicando como esse movimento foi importante para a profissão.


Oficineiro

Rodrigo Freitas, ator/palhaço. 32 anos. Concluiu em 2012 o Curso Técnico em Arte Dramática da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e no fim do segundo semestre de 2013 concluiu a Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria, onde teve contato com diversas técnicas circenses. Em 2015 integra a Cia Vagalum Tum Tum, premiada companhia que adapta obras de Shakespeare para teatro infantil usando a linguagem do palhaço e habilidades circenses. Atualmente é professor de circo e teatro no Instituto de Ensino Sagrada Família e Integrante da Trupe La’Cuna de Variedades, na qual atua ministrando oficinas de circo, em eventos, escolas, hotéis, entre outros.


Selecionades

Allan Bendoraitis Freire Howl

Bárbara Lo Prete

Caroline Bigi Oliveira Brandão

Guilherme de Almeida

Laura Bernardi Dorta

Lucas Benedetti Elias

Pietra Ferreira Fiorio

Raphaela Rodrigues dos Santos

Sofia Martins Pasalo

Thiago Bruno Miquilini de Brito



294 views0 comments