top of page
  • Writer's pictureVQV Brasil

Entre a luz e a sombra: Introdução prática ao teatro de sombras

Updated: Oct 26, 2022

Com: Marô Zamaro

Quando: 19/09 às10h


Os links para os encontros serão enviados a todes por email até 48h antes da Oficina. Se você não receber o link nesse período ou tiver qualquer dúvida, entre em contato via email!

 

Do negativo dos recortes ao positivo das luzes, veremos alguns dos fundamentos do teatro de sombras e sua aplicação a criações artísticas. Embarcaremos numa breve viagem pelo universo das sombras, conhecendo um pouco de sua história, e investigando juntos possibilidades de criação e pesquisa de imagens, técnicas de recorte, articulação e manipulação de silhuetas e ilusões de luz e movimento para criações diversas. Esta oficina tem 20 vagas.


Requisitos: Estilete (preferencialmente) ou tesoura, papel (de preferência cartolina, papel cartão ou color-set) e fita crepe ou adesiva.


Mini bio

Marô Zamaro

Marô Zamaro, 31 anos, é atriz, diretora, arte-educadora, artesã e mediadora cultural. Bacharela em Artes Cênicas pela USP, é arte-educadora da empresa Crialudis e desenvolve projetos artístico-educativos de linguagem híbrida para o ensino não-formal em instituições privadas e do terceiro setor. Lecionou no Instituto Tia Célia, na escola Kinesis, no Teatro Escola Macunaíma, e foi educadora no MuBE. Como atriz, atua em diversos coletivos da Grande São Paulo, dentre eles o Coletivo Cardume, a Desúbito Cia. e a Cia. Tercer Abstracto. Participou dos festivais internacionais WFTS (ITI-UNESCO, Romênia) e o Almagroff (Espanha). É pesquisadora do Teatro de Animação, com ênfase no Teatro de Sombras. Seus trabalhos mais recentes nesta área são “Épico”, da cia. chileno-brasileira Tercer Abstracto e “Histórias para pescar estrelas”, da Crialudis.


Na pesquisa da máscara e das formas animadas, estudou com Alice Kiyomi (Poéticas da Cena Oriental), Lívia Tejas (Máscara Neutra e Palhaço), Grupo Giramundo (Confecção e Manipulação de bonecos), Cia. Ópera na Mala (Música e Teatro de Sombras) e Cie. Philippe Genty (Procedimentos de criação e manipulação de objetos).


Atenção: Os encontros serão realizados via plataforma Zoom. As vagas são limitadas e é necessário se inscrever para participar. As inscrições estarão abertas no período de 30/08 a 09/09 e a lista de inscrites será divulgada neste site dia 12/09.




83 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page